O World Competitiveness Ranking é elaborado anualmente pelo IMD (International Institute for Management Development). Este ranking avalia as competências dos países para alcançar a criação de valor a longo prazo, não apenas com base no PIB e ou na produtividade, mas considerando também dimensões políticas, sociais e culturais. São usados 336 critérios, dos quais 164 são dados estatísticos, que avaliam a performance económica, a eficiência do governo, a eficiência do negócio e as infraestruturas. Mais informação aqui.
O ranking de performance económica é uma das componentes do World Competitiveness Ranking do IMD. Resulta da avaliação de cada país sobre vários indicadores relativos à economia nacional, comércio internacional, investimento estrangeiro, emprego e preços. Mais informação aqui.
O Digital Economy and Society Index (DESI) é um índice compósito que congrega indicadores relevantes no desempenho digital da Europa e acompanha a evolução dos estados-membros da UE na competitividade digital. O DESI é composto por cinco dimensões principais: Conetividade, Capital Humano, Utilização da Internet, Integração da Tecnologia Digital e Serviços Públicos Digitais.
Este índice apresenta o volume do PIB per capita, medido em Paridade do Poder de Compra Padrão (PPS), expressando o seu valor em relação à média da União Europeia (UE27), que equivale a 100. O PIB corresponde à riqueza de um país, e quando é apresentado em base “per capita” corresponde à riqueza média por pessoa. Já a medida PPS serve para comparar os níveis de bem-estar e de despesa entre países, anulando a diferença dos níveis de preços, ajustando-os assim ao poder de compra.
Apresenta a taxa de variação anual do PIB, ou seja, a variação anual da riqueza que uma economia efetivamente cria. É medida a partir do PIB a preços contantes, de modo a que apenas o crescimento real da produção seja levado em conta. Este indicador permite comparações, quer ao longo do tempo quer entre economias de diferentes dimensões.
Apresenta a dívida pública, que é o dinheiro que as administrações públicas devem em termos acumulados no final de um ano, expressa em percentagem do PIB desse mesmo ano.
É o saldo global das contas das administrações públicas num determinado ano, expresso em percentagem do PIB gerado nesse período. O saldo resulta da diferença entre as receitas e as despesas públicas no final de cada ano. Quando as receitas ultrapassam as despesas, o saldo positivo costuma chamar-se excedente orçamental e representa uma capacidade líquida de financiamento. Quando as despesas ultrapassam as receitas, o saldo negativo costuma chamar-se défice orçamental, correspondendo a uma necessidade líquida de financiamento.
O Índice de Capital Humano é um dos componentes do DESI (Digital Economy and Society Index). Esta dimensão procura medir o nível de preparação e competências digitais da população dos Estados-Membros. Os indicadores selecionados para esta dimensão incidem sobre os diversos níveis de competências digitais da população, desde as mais básicas às mais avançadas, assim como na prevalência de especialistas em TIC, quer no mercado de trabalho - com particular destaque para a participação feminina - quer a formação de grau superior.
Este indicador foi criado para contrapor PIB per capita, que considera apenas a dimensão económica do desenvolvimento, procurando ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Os seus três pilares são a saúde (esperança média de vida), a educação (taxa de alfabetização) e o rendimento (medido em paridade de poder de compra). O valor do IDH varia entre 0 e 1, sendo este último valor o que revela as melhores condições socio-económicas. O desenvolvimento humano é considerado elevado acima de 0,8; médio entre 0,5 e 0,8 e baixo se inferior a 0,5.
A taxa de risco de pobreza representa a percentagem de pessoas que tem rendimentos considerados baixos face à restante população, ou seja, que ficam abaixo do valor fixado para o limiar de risco de pobreza (60 % do rendimento nacional mediano por adulto equivalente). Esta taxa é calculada considerando 3 óticas de rendimento: 1. Antes de qualquer transferência social (apenas inclui rendimentos do trabalho e outros rendimentos privados); 2. Após transferências relativas a pensões (inclui rendimentos do trabalho e outros rendimentos privados, pensões de velhice e sobrevivência); 3. Após transferências sociais (inclui rendimentos do trabalho e outros rendimentos privados, pensões de velhice e sobrevivência e outras transferências sociais, como apoios à família, educação, habitação, doença/invalidez, desemprego, combate à exclusão social).
A taxa de atividade representa a percentagem de ativos na população com 15 e mais anos. Os ativos são a mão de obra disponível para trabalhar, incluindo os trabalhadores que estão empregados e desempregados. A taxa de atividade é apresentada para diferentes níveis de ensino: 1. sem instrução ou com o ensino básico; 2. Ensino secundário ou pós-secundário não superior; ou 3. Ensino superior. Considera-se o nível de ensino completo mais elevado.
Apresenta o número de graduados do ensino superior nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, por mil habitantes dos 20 aos 29 anos.
A taxa de desemprego representa percentagem de desempregados na população ativa. Os ativos são a mão de obra disponível para trabalhar, incluindo-se na população ativa os trabalhadores que estão empregados e desempregados.
A taxa de desemprego jovem representa percentagem de desempregados na população ativa entre os 15 e os 24 anos.
É a remuneração média anual bruta dos trabalhadores por conta de outrem, expressa em Paridade do Poder de Compra Padrão (PPS). Já a medida PPS serve para comparar os níveis de bem-estar e de despesa entre países, anulando a diferença dos níveis de preços, ajustando-os assim ao poder de compra.
O ranking de eficiência de negócio é uma das componentes do World Competitiveness Ranking do IMD. Resulta da avaliação de cada país sobre vários indicadores relativos a produtividade e eficiência, mercado de trabalho, mercados financeiros, práticas de gestão e atitudes e valores. Mais informação aqui.
Corresponde ao número de empresas por país (milhares).
Despesas das empresas em atividades de investigação e desenvolvimento, em percentagem do PIB.
Análise do perfil das empresas portuguesas, com base na dimensão. Inclui dados sobre a evolução do Volume de Negócios, Valor Acrescentado Bruto (VAB), Exportações, Gastos com pessoal, nº de empregados e nº de empresas.
Análise do perfil das empresas portuguesas, com base no setor de atividade. Inclui dados sobre a evolução do Volume de Negócios, Valor Acrescentado Bruto (VAB), Exportações, Gastos com pessoal, nº de empregados e nº de empresas.
Receita de IRC em Portugal por dimensão das empresas (milhões de euros).
Taxa estatutária máxima que aplicável aos resultados das empresas, incluindo taxas adicionais (por exemplo as derramas municipais e estaduais em Portugal).
Os valores apresentados referem-se às Taxas Médias Efectivas de Imposto, para grandes empresas do setor não financeiro, calculadas ao nível empresarial, para a composição média de ativos e fontes de financiamento, utilizando a metodologia de Devereux/Griffith.
O ranking de eficiência do governo é uma das componentes do World Competitiveness Ranking do IMD. Resulta da avaliação de cada país sobre vários indicadores relativos a finanças públicas, política fiscal, enquadramento institucional, legislação de negócios e estrutura social. Mais informação aqui.
O Índice de Serviços Públicos Digitais é um dos componentes do DESI (Digital Economy and Society Index). Esta dimensão procura medir a adoção de tecnologias digitais por parte das entidades públicas no seu relacionamento com os cidadãos e empresas. Tem por base um conjunto de indicadores que tentam refletir esta realidade, seja através de dados sobre a disponibilização de formulários pré-preenchidos, sobre a prestação de serviços online a cidadão e empresas, ou sobre a disponibilidade de acesso a dados aberto.
Número de dias para resolução de um processo judicial administrativo nos tribunais de primeira instância.
Número de dias para resolução de um processo litigioso de cariz civil ou comercial nos tribunais de primeira instância.
O Índice de Perceção da Corrupção é uma ferramenta de medição da corrupção no mundo, analisando os níveis de corrupção no setor público de 180 países e territórios, pontuando-os de 0 (percecionado como muito corrupto) a 100 (muito transparente). A pontuação resulta da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público. É um índice composto, resultando da combinação de fontes de análise de corrupção desenvolvidas por um conjunto de organizações independentes de referência.
Reflete as perceções sobre a capacidade dos governos para formular e implementar políticas e regulamentações sólidas que permitam e promovam o desenvolvimento do setor privado. A classificação percentil indica a posição do país entre todos os países abrangidos pelo indicador agregado, sendo 0 correspondente à posição mais baixa e 100 à posição mais alta.
O Índice do Estado de Direito avalia e classifica países em indicadores-chave do estado de direito, incluindo controlo sobre os poderes do governo, corrupção e transparência, direitos fundamentais e iguais, governo aberto, participação cívica, segurança, regulamentação de negócios e o funcionamento dos sistemas regulatório, criminal e de justiça civil.
Este indicador mede o peso da carga fiscal e parafiscal dos salários no custo total suportado pelas empresas, considerando o Imposto sobre o Rendimento e as contribuições para a segurança social (empregador e empregado). A percentagem remanescente corresponde ao valor líquido recebido pelo trabalhador. O cenário apresentado corresponde à situação fiscal de um solteiro sem dependentes que receba o salário médio de cada país avaliado.